Image Map

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cronograma Capilar - Parte 2

|
     Continuando a falar do Cronograma Capilar, nós já falamos sobre as necessidades do cabelo (neste post), e hoje vamos falar de como supri-las. Para cada necessidade, um tratamento. Lembrando que todo cabelo necessita tanto da hidratação, nutrição e reconstrução, só que em quantidades diferentes.
 
     Agora vamos falar dos produtos:
     Hidratação: Produtos a base de Aloe Vera (Babosa), Óleos de Argan, Macadâmia, etc. É a parte mais simples, pois basicamente estamos falando das máscaras hidratantes. Mesmo aquelas com componentes nutritivos e de reconstrução, também são hidratantes e podem ser usadas nessa fase.
     Nutrição: Vitaminas. As vitaminas são encontradas basicamente nos óleos extra-virgens, então a maneira mais fácil é utilizar produtos a base de óleo de argan, amêndoas, macadâmia, linho, frutas em geral, etc...
     Pra quem quer praticidade pode usar máscaras hidratantes, mas é preciso atenção, não pode ser uma simples máscara como a usada na fase de hidratação, e sim produtos com princípios ativos voltados a nutrição.
     Reconstrução: Produtos a base de proteínas ou aminoácidos essenciais do cabelo: Queratina, Cisteína, Ceramidas, por exemplo. Repõem a própria ‘massa’ do cabelo. Existem no mercado Queratina liquida de várias marcas, (se quiserem um post sobre como fazer a Queratinização, é só pedir), e também kits de queratinização e cremes concentrados de queratina e creatina.  O modo de uso varia de acordo com o produto, mas sempre tem explicações detalhadas na embalagem.
     Depois de entender tudo isso, o primeiro passo é você conferir os produtos que já tem em casa. As vezes você não vai precisar comprar nada, ou ainda fazer apenas pequenas mudanças na maneira de usar ou aditivar com ampolas de vitamina. Depois de verificar se você tem tudo em casa, ou comprar o que falta, agora você pode montar o seu cronograma. 

     Abaixo vou alistar alguns produtos para exemplificar:

     Pra quem acha as máscaras práticas, aqui vai um exemplo de como uma mesma marca tem opções pras três fases do cronograma:

A Pantene por exemplo tem máscaras pras três fases. Todas são hidratantes, mas a segunda tem  propriedades nutritivas e a terceira além de hidratante é reconstrutiva. É só ler a embalagem!
     Um exemplo de outra marca:

O produto da esquerda é especifico para hidratação. Já o da direita (óleo reparação) afirma ter componentes tanto para nutrição como para reconstrução.
      Mas que tem mais disponibilidade, exitem opções mais concentradas (eu particularmente prefiro) Para hidratar você usaria uma máscara que é a melhor opção, nas fases seguintes, algumas sugestões:

 

Semi di Lino Alfaparf - Óleo de semente de linho, rico em nutrientes.
     Pode-se usar qualquer óleo concentrado, Macadâmia, Ojon, Argan ou aquele que você mais gostar.

Algumas opções concentradas de Queratina. Tem opções de R$ 3,00 á R$ 15,00. Não tem desculpa!
     Agora já deu pra entender melhor como atender a cada necessidade do cabelo, né? No próximo (e ultimo post sobre o assunto), vou explicar a frequência de uso de cada produto e em que sequência. Alem disso vou dar algumas sugestões de cronogramas prontos. Algumas meninas já me mandaram sugestões de produtos, que aí tiver alguma dica, pode me mandar e a gente divulga as boas opções! Beijo...
Só para garantir
2

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Ótimas dicas... Muito bom seu blog... Bju

    Michelle Borges

    ResponderExcluir
  2. Reeee, eu quero post de Queratinização,

    Beijos..

    ResponderExcluir